O Pais das Gasosas






Em pleno século XXI e no Ano de 2005 acreditar em coisas difíceis da compreensão é sem duvida um desafio que tenho apreciado nos meus últimos 5 anos de trabalho. Após a experiência tão boa e tão ruim do Brasil, encontro-me hoje e já decorrida uma semana em Angola. Indescritível….

Só agora começo a assimilar esta cultura e a situar-me geograficamente, pelo que começo só agora a contar-vos esta minha experiência

Após 8 horas de voo vindo de Lisboa, acordo sobrevoando Luanda, cidade capital. Os meus olhos apenas enxergam o amarelo avermelhado da terra coberta de pequenos casebres, até aí nada demais pois essa visão já a conhecia, e conhece quem nesta data esteve no Brasil. A visão aérea é portanto um tanto idêntica.

Já em terra e após passar as burocracias alfandegárias, apanho a minha bagagem e encaminho-me para o tapete verde. Eis que me deparo com um homem vasculhando as minhas coisas, e pedindo os comprovativos da bagagem e por entre dentes me pedindo Dólar. Verde nestas andanças e apenas com o trocado de vinte dólares, lá teve que ser, a nota desapareceu e a dificuldade passou a outro ponto. A recepção dos malogrados viajantes que saem do aeroporto é saudada por um amontoado de gente que oferece os seus serviços de carregamento um tanto ou quanto duvidoso. Porque o pagamento pode vir a ser a própria bagagem. Entre a multidão ouço um grito que me faz lembrar o tempo de exército, encontro então o meu salvador acompanhado de um angolano.
- HEI! FERREIRA, POR AQUI… e vira-se para outro fulano que entretanto tentava agarrar minha bagagem. Oh pá deixa isso, ele está connosco… que é queres?! Ó Inácio leva a bagagem dele…. Por aqui… e assim meio que aos tombos e sem me aperceber no buraco que tinha caído me dei conta que estava dentro do carro, a salvo de uma selva desconhecida…. Esperamos ainda dentro do parque do Aeroporto, uma meia hora, apenas porque o raio da cancela não funcionava com o cartão que um vigia tentava sem muito bem perceber o que se passava e sem qualquer instrução do que fazer para se livrar da dita tarefa… e portanto o melhor é desaparecer deixando todos aos berros. Até que chega alguém que se lembra de pedir a outro carro para emprestar o bilhete de saída… este funciona e passamos todos evitando o intervalo para que a cancela não volta-se a fechar. Só depois refleti e pude perceber que o problema deve-se com o tempo após pagamento. E que certamente o desgraçado que estava na nossa frente o tinha excedido.
Percorremos uma série de ruas e avenidas carregadas de lixo urbano misturado com mulheres e homens que tentam vender de tudo e a todos… chegamos a casa apenas com o tempo necessário de pousar as malas e sou informado da necessidade de ir a Viana á fabrica.

Bem;meus amigos a saída para Viana é uma das artérias que certamente Quentin Tarantino ainda não descobriu. Ao longo dessa artéria existem várias feiras, simples mercados populares onde se pode comprar quase tudo. O trânsito é infernal a abordagem dos vendedores é uma coisa só vista. Passamos umas duas horas para fazer cerca de 5 km e não chovia…pois essa época começa já no próximo mês. Nela há candongueiros, roboteiros, Kinglas, Zungueiros e... sabe-se lá mais o quê. Vende-se fruta, legumes, electrodomésticos, utensílios para a casa, refrigerantes, leite, latas de conserva, iogurtes, sacas de água, tudo aquilo que a sua mente poder imaginar ou talvez não.
Juntamente com as montanhas de lixo
e carros desmantelados vêem-se crianças aparentemente felizes a banhar-se nos charcos de água parada , O quadro é bárbaro.


Luanda

Comentários

  1. Se lá tivesse estado, talvez fizesse um poema de uma terra ressequida, precisando urgentemente de água...

    ResponderEliminar
  2. Viva Ferreira! Eu que aqui estou já lá vão dois anos, posso confirmar tudo o que aqui foi dito... Angola é tão rica em petroleo e diamantes, como em lixo e falta de civilização... mas está a melhorar... groing up! não percebi, estás por cá?!?2009?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Superficial

Ansiedade